Duplo review HW77K

Mostre o que sua arma tem de bom (e de ruim tb) !

Duplo review HW77K

Mensagempor Andersonymk » 22/07/2012 - 19:58:18

Prezados amigos:
Primeiramente boa noite.

Vim aqui trazer mais um review para os senhores, só que desta vez é um bastante especial, pois envolve duas HW77K de épocas bem distintas. Uma mais moderna, que pertenceu ao amigo Edu Mello e outra com cerca de 23 anos de idade que pertenceu ao amigo Horvath.

A de cima é a mais antiga e a debaixo a mais moderna.
Imagem

1.Primeiras impressões:
A HW77 antiga já tinha visto nas mãos do Papa e na época estava um pouco judiada pelo longo tempo sem trato. Dava dó da carabina. Então o Papa resolveu dar uma trato e tanto na criança e vendeu para o Horvath, que terminou o serviço com instalação de mola, bucha e vedações novas, além de tratar a coronha com goma laca.
A HW&77 moderna também já tinha visto e atirado no CCTN com esta unidade, que foi tunada para fazer provas de BR.

Ambas são idênticas em uns 95% da construção. A mai moderna está com visual original da fábrica. Oxidação bem negra e brilhante e coronha com coloração puxando para Mogno. A antiga teve sua oxidação refeita e apesar de estar bem feita, não é tão negra e brilhante quanto a original. Ficou um pouco mais fosca, lembrando uma fosfatização. A coronha também foi restaurada e está protegida por goma laca. O acabamento ficou fosco o que me agrada muito em armas.

São carabinas de cano fixo com sistema de rearme por uma alavanca encontrada debaixo do cano, segundo muitos relatam seria um sistema que confere muita precisão à arma, pois o cano fixo não sofre com desgaste por movimentação do bloco como nas quebra cano.
Esse sistema restringe seu uso para a prova de papel a 10m por exemplo.
Mas para as demais modalidades pode ser vista como boa opção.

Pelo sistema de rearme do pistão, são armas bem pesadas, pois além da massa do cano ainda tem a massa extra da alavanca de rearme. Bom para estabilidade, mas para provas mais longas, onde se tem que ficar com a arma em mãos por mais tempo pode cansar um pouco mais. Nada de exageirado também, basta se acostumar coma arma.

Logo nos primeiro disparos a arma impressiona pela precisão, é fácil fazer bons grupos com elas a 25m sem apoio e com luneta e claro usando munição de boa qualidade.
O sistema de miras abertas é composto por massa de mira fixada na ponta do cano em conjunto com o sistema que prende a alavanca de rearme. Não vem protegido por túnel, o que auxilia muito na visada, que fica mais limpa e clara.
A massa de mira é presa no rabo de andorinha onde também se instala a luneta. Sinceramente não é um dos melhores sistema de mira aberta que já usei, pois como a massa fica muito próxima ao olho (em relação a outras armas de quebrar cano por exemplo) o vão da alça fica grande demais. Para compensar este problema o fabricante aumentou e espessura da massa, com isso é sistema é um pouco mais grosseiro que nos modelos HW30 e 50 por exemplo.
Este sistema de miras abertas não permite instalar luneta e mira aberta junto, pois a objetiva da luneta esbarra nas miras abertas.

Outro problema que ocorre em armas de cano fixo é a dificuldade de municiar a arma caso esteja com uma luneta de muita magnificação e principalmente com objetivas de maior diâmetro. O bom para essas armas seriam lunetas compactas, mas perde-se a possibilidade de maiores zoom com elas.

O sistema de gatilho de ambas é o famoso record que dispensa comentário. Tem boas regulagens, oferecendo um primeiro estágio bem leve e com curso regulável. O segundo estágio pode ser regulado e deixado bem "cabelinho", disparando ao menor toque. Esses ajustes permitem ao atirador encontrar seu melhor sistema para tiro. Pessoalmente gosto de um primeiro estágio um pouco mais longo, onde se tem possibilidade de acionar a tecla até tocar no segundo estágio, dai com um mínimo esforço a arma dispara.

A trava de segurança em ambas é automática e acionada toda ver que o pistão se conecta ao sistema de gatilho. O sistema é muito bem feito e o sistema de gatilho não mantém o pistão armado caso a trava de segurança seja removida.

2.Algumas medidas das armas:
Imagem

3.As diferenças:
Além das diferenças de medidas internas dos pistões e buchas das duas armas existem pequenos detalhes que foram modificados entre os dois modelos:
A.Coronha:
O modelo mais novo tem zigrinado na telha e no pistol grip, além de ser desenhos mais complexos.
O modelo antigo possui zigrinado apenas no pistol grip além de ter uma proteção em material plástico na parte de baixo.
Moderna:
Imagem

Imagem

Antiga:
Imagem

Imagem

B.Sistema de travamento da alavanca de rearme do pistão:
O sistema da moderna é feito por um pino preso na alavanca, desconectado pressionando uma tecla no sentido oposto ao caminho feito pelo chumbo.
O sistema da antiga tem um pino fixo na peça embaixo do cano e deve ser acionado no mesmo sentido do caminho do chumbo, o que dificulta um pouco mais a operação.

A de cima é a antiga a a de baixo a moderna.
Imagem

Trava da antiga:
Imagem

C.Dizeres na tampa da culatra:
A arma mais moderna vem com aviso de segurança gravado na peça. A mais antiga não tem esses dizeres, pois na época acho que as pessoas eram mais inteligentes e deveria ser obvio que uma arma deve ser manejada com cuidado.
Imagem


Aqui as duas: a de cima a moderna e a antiga embaixo.
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

4.Desmontando:
Como sempre faço com minhas armas, a segunda coisa depois de atirar, é desmontar para ver como funciona .
Vou mostrar a desmontagem da 77 mais antiga, que é exatamente igual a da mais nova.
Primeira coisa é providenciar uma mesa forrada com pano ou EVA para não riscar a arma.
Além disso é bom ter um recipiente raso para por as peças e uma câmara digital para fotografar a arma montada, isso auxilia na remontagem, principalmente para quem nunca desmontou uma.

1.Retirar sistema de pontaria.
No caso desta foi removido apenas a luneta, pois as massa de mira não sai com facilidade e a alça já estava fora.
Em modelos com sistema de miras abertas em plástico é essencial sua retirada, pois uma pancada, uma escapulida no compressor de molas pode provocar quebra destas peças.

2.Retirar a coronha:
Remover os parafusos da lateral, tomando o cuidado para não perder as arruelas que costumar ter neste local. Na maioria das armas costuma tem uma lisa que fica em contato com a madeira e uma de pressão que auxilia a manter o torque no parafuso.
Direita:
Imagem

Esquerda:
Imagem

Depois de remover os parafusos da telha a arma deve ser virada de ponta cabeça e os parafusos do guarda mato devem ser retirados. No caso destes modelos são dois parafusos. Um maior na frete do guarda mato e um menos na parte de trás. Geralmente retiro o menor primeiro por ser mais frágil.
Na remontagem ele deve ser o primeiro a ser montado, pois sua porca movimenta-se e às vezes é necessário trabalhar a arma na coronha até guiar as primeiras voltas.
Imagem

Aqui os parafusos fora do lugar:
Os dois da esquerda são da telha (as arruelas ficaram presas na coronha) o maior e o menor são do guarda mato.
Imagem

Parafusos da arma mais moderna:
Imagem

Após a retirada destes parafusos a coronha já pode ser removida e guardada em local seguro, de preferência bem longe de onde está se desmontando a arma, pois pode sem querer dar uma esbarrão na coronha e jogar ao chão.

3.Agora é remover a caixa de gatilho:
Para isso tem que ser removidos dois pinos.
Para a primeira remoção é bom usar uma punção e dar uma pancada certeira evitando deixar que ela resvale e risque a oxidação da arma. Depois acaba-se de remover o pino com um saca pinos paralelo.
Primeiro removo o pino da parte de trás, com isso a caixa de gatilho faz um movimento para cima e libera a trava de segurança. Cuidado nesta hora, pois a trava tem uma mola e é arremessada para fora do seu alojamento.

Na foto podem ser vistos os pinos. O vermelho é a ponta da trava de segurança.
Imagem

Após a remoção do primeiro pino (mais curto) a caixa de gatilho faz este movimento:
Após este movimento, basta retirar o segundo pino (mais longo) e a caixa de gatilho sai inteira.
Imagem

Imagem

Aqui os pinos e a trava de segurança com sua molinha:
Imagem

4.Retirando o estojo que prende a coronha:
Após retirar a caixa de gatilho, a próximo passo é remover uma peça que serve de estojo para prender o guia da alavanca de rearme e porca para segurara a coronha na parte posterior da arma.
No caso desta arma deve ser feito com uma chave de boca de 9/16".
Imagem

Após a retirada do parafuso tem um calço que centraliza todo conjunto:
Imagem

Após a retirada do calço as peças podem ser removidas, atentando-se para a posição correta das mesmas na remontagen.
Imagem

5.Com as peças fora do lugar a alavanca de rearme deve ser removida para poder permitir a retirada do pistão.
Para sua remoção deve ser sacado este pino:
Imagem

Imagem

Após sacar o pino a alavanca deve ser desencaixada e levantada até soltar do pistão:
Imagem

Notem que ele tem um rasgo, e só sai em ângulo:
Imagem

5.Agora vem a parte pior, que é a remoção da tampa da culatra que é uma peça rosqueada na câmara.
A arma tem que obrigatoriamente ir ao compressor de molas, pois a mola impulsora pode arremessar violentamente essa peça para trás.
O processo deve ser feito com cuidado. Uma pessoa desrosca a peça e outra desrosca o compressor na mesma medida para evitar uma surpresa.
Após retirar e peça fica assim:
Imagem

Lateral da peça onde se pode ver os furos de encaixe dos pinos da caixa de gatilho.
Imagem

Vista da parte de baixo. O rasgo é o alojamento da caixa de gatilho.
Imagem

Vista superior, os furos serve para instalação do stop mout.
Imagem

6.Removida a tampa da culatra agora é só remover as partes internas:
Top hat e mola da arma mais antiga:
Imagem

Top hat da arma mais moderna, que recebeu kit tuning. O original deve ser igual ao da mais velha.
Imagem

7.O próximo passo é remover a câmara de compressão e o pistão que fica dentro dela.
Geralmente sai apenas virando a arma.
Durante a remontagem, prestar a atenção nos furos existentes nas peças (Cãmara e pistão) que devem estar alinhados, senão a alavanca de rearme não encaixa.
Imagem

Conjunto da câmara + pistão:
Imagem

Pistão:
Imagem

Bucha:
Imagem

Orifício de saída do ar comprimido e anel de vedação do mesmo. A parte branca encaixa na entrada do cano, no local onde colocamos o chumbo.
Imagem

O processo de remontagem é o inverso do descrito aqui.

5.Dados de energia e velocidade com alguns chumbos da JSB.
Antiga:
Imagem

Moderna:
Imagem

Agrupamento dos 12 disparos feitos para cronografar a arma.
Posição sentado e apoiado em sand bag (tipo BR), com luneta em 10x de zoom.
1.Antiga:
Imagem

Imagem

Imagem

2.Moderna:
Imagem

Imagem

Imagem

8.Agrupamentos a 50 metros:
Posição tipo BR, luneta em 10x.
A.Antiga:
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

B.Moderna:
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

9."Agrupamentos" a 100m
Posição de tiro BR luneta em 10x.
A.Antiga:
Imagem

Imagem

B.Moderna:
Imagem

Imagem


Abraço.
Andersonymk
AA Nivel 5
 
Mensagens: 1894
Data de registro: 14/12/2010 - 23:33:26
Localização: Teresópolis, RJ
Agradeceu: 71 vezes
Foi agradecido: 585 vezes

Re: Duplo review HW77K

Mensagempor D'elite » 27/07/2012 - 08:16:40

Muito bom o review, show, vejo semelhança na precisão das duas mas quando a distância aumenta parece que o tempo pesa e a mais nova ganha. Destaque para os grupos a 100m, muito bons para armas de mola, mas minha hw50s faz um furo só no papel a 100m, o resto cai pelo caminho mesmo rsrsrs.
Imagem
Avatar de usuário
D'elite
AA Nivel 4
 
Mensagens: 854
Data de registro: 18/01/2010 - 10:32:53
Localização: RIO DE JANEIRO - RJ
Agradeceu: 5 vezes
Foi agradecido: 6 vezes

Re: Duplo review HW77K

Mensagempor edm1978 » 27/07/2012 - 12:53:27

Anderson parabéns pelo belo review um dos melhores que ja tive a oportunidade de ler, muito completo.

Eduardo Macedo.
Eduardo Macedo.
Avatar de usuário
edm1978
AA Nivel 1
 
Mensagens: 101
Data de registro: 15/03/2011 - 22:06:49
Agradeceu: 0 vez
Foi agradecido: 1 vez

Re: Duplo review HW77K

Mensagempor NGO » 30/07/2012 - 11:58:47

Sem palavras,ou melhor,tem sim...top 10....sensacional seu trabalho...logo nos encontraremos no Rio e pego um autografo deste cara fera em armas de ar,,,abs.
NGO
AA Nivel 4
 
Mensagens: 736
Data de registro: 12/07/2010 - 14:43:59
Agradeceu: 53 vezes
Foi agradecido: 20 vezes

Re: Duplo review HW77K

Mensagempor NGO » 30/07/2012 - 11:58:57

Sem palavras,ou melhor,tem sim...top 10....sensacional seu trabalho...logo nos encontraremos no Rio e pego um autografo deste cara fera em armas de ar,,,abs.
NGO
AA Nivel 4
 
Mensagens: 736
Data de registro: 12/07/2010 - 14:43:59
Agradeceu: 53 vezes
Foi agradecido: 20 vezes

Re: Duplo review HW77K

Mensagempor andersongarciabr » 30/07/2012 - 12:05:56

Quase todos os disparos a 100 metros, teriam acertado uma latinha, entao nao tem como não achar sensacional!!! Vc tava usando quel magnificação e a luneta estava zerada a quantos metros nesses testes?
Geração de conteúdo congelada por protesto
andersongarciabr
AA Nivel 2
 
Mensagens: 340
Data de registro: 12/02/2012 - 17:32:15
Agradeceu: 1 vez
Foi agradecido: 0 vez

Re: Duplo review HW77K

Mensagempor andersongarciabr » 30/07/2012 - 12:09:22

Vi que a resposta ja esta entre as fotos....
Geração de conteúdo congelada por protesto
andersongarciabr
AA Nivel 2
 
Mensagens: 340
Data de registro: 12/02/2012 - 17:32:15
Agradeceu: 1 vez
Foi agradecido: 0 vez

Re: Duplo review HW77K

Mensagempor Andersonymk » 30/07/2012 - 16:23:08

Estava em 20X e cliquei a luneta de forma a visar com o segundo mil dot.
lembrando que os teste foram feitos bem cedinho e sem vento.
Em uma condição de brisa, mesmo muito leve os projéteis desviam consideravelmente do alvo.

Abraço.
Andersonymk
AA Nivel 5
 
Mensagens: 1894
Data de registro: 14/12/2010 - 23:33:26
Localização: Teresópolis, RJ
Agradeceu: 71 vezes
Foi agradecido: 585 vezes

Re: Duplo review HW77K

Mensagempor becker » 30/10/2012 - 21:57:51

muito bom o review material de qualidade parabéns!
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
becker
AA Nivel 5
 
Mensagens: 1644
Data de registro: 30/07/2012 - 11:35:21
Agradeceu: 25 vezes
Foi agradecido: 62 vezes

Re: Duplo review HW77K

Mensagempor FLGPORCEL » 02/11/2012 - 22:20:29

realmente um review excelente , gostei muito . parabens !!!!! {CLAP} {CLAP} {CLAP}
hunter 440
gamo cfx 5,5
slavia 631 lux
tx 200 4,5
hw 97 4,5 laminada
fx t12 4,5 by paulo martins
Avatar de usuário
FLGPORCEL
AA Nivel 1
 
Mensagens: 32
Data de registro: 22/10/2008 - 23:03:11
Localização: rio de janeiro
Agradeceu: 0 vez
Foi agradecido: 0 vez

Re: Duplo review HW77K

Mensagempor Ten Martins » 13/05/2013 - 23:40:33

pessoalmente tenho um historia com estas HW, gosto muito mesmo.
oportunidade única ver armas desta qualidade com intervalo tão grande
de fabricação. vemos que a qualidade não mudou, e principalmente as
HW são feitas para durar uma eternidade e não para uma só geração.
parabéns pelo review, sensacional! *** *** *** *** *** ***
Atirador de Silhuetas Metalicas Ar 1/10 e 1/5 -Papel
Provas FT Paranaense / Brasileiro e Mundial de FT Italia 2011.

Imagem
Ten Martins
Moderador
 
Mensagens: 3816
Data de registro: 20/08/2008 - 19:34:14
Localização: cianorte - paraná
Agradeceu: 10 vezes
Foi agradecido: 68 vezes

Re: Duplo review HW77K

Mensagempor Antonio Maia » 13/05/2014 - 11:47:11

Muito bom {CLAP} {CLAP} {CLAP} {CLAP} {CLAP}
Weihrauch HW77 .177 + Hawke Sidewinder 30 SF 8-32x56mm SR PRO + Rowan Curved Extra-Setback Trigger Brass
Weihrauch HW30s .177 + Rowan Straight Setback Trigger Aluminium
BAM B19s .177 + Shilba Safari 6x44mm


"Por algum motivo, as pessoas se baseiam nos preços e não nos valores. O preço é o que você paga. O valor é o que você leva."
(Warren Buffett)

Imagem
https://www.facebook.com/groups/airgunbelem/
Avatar de usuário
Antonio Maia
Usuario VIP
 
Mensagens: 248
Data de registro: 12/04/2013 - 20:44:51
Localização: Belém/PA
Agradeceu: 79 vezes
Foi agradecido: 36 vezes

Re: Duplo review HW77K

Mensagempor Antornogueira » 21/02/2019 - 17:41:45

up
RIFA Range Finder Bushnell camuflado Clique Aqui

Nao quer cagar, nao come
Avatar de usuário
Antornogueira
Administrador
 
Mensagens: 4693
Data de registro: 11/08/2008 - 23:27:55
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Agradeceu: 56 vezes
Foi agradecido: 234 vezes



  • ANÚNCIOS

Retornar para Reviews

You must be a Registered User to Chat in the Shoutbox
Boa noite, onde consigo silenciador da s200? Grato
thiagonunes88
10/05/2019 - 19:56:11
cilindro e regulador da s200, onde consigo? boa tarde
thiagonunes88
10/05/2019 - 16:37:23
Daisy
hidden
18/04/2019 - 00:29:03
me manda mensagem no pv
maskote
13/09/2018 - 15:04:04
eu tenho fabiano pires
maskote
13/09/2018 - 15:03:52
Alguem vendendo luneta de visão noturna?
fabiano pires
11/09/2018 - 08:03:56
Cricket a venda ainda amigo
LucasCJ
08/09/2018 - 09:59:34
Crickey a venda ainda amigo
LucasCJ
08/09/2018 - 09:58:51
Boa noite Já vendeu a cricket amigo ?
clayrton
07/09/2018 - 20:33:31
Já vendeu a cricket amigo ?
clayrton
07/09/2018 - 10:23:24
CBC comando
Igor Velame
02/09/2018 - 18:02:41
Bom dia pessoal, vendo Artemis Cp2 viewtopic.php?f=3&t=25865
giovannilemes
30/08/2018 - 09:39:31
Alguém vendendo latão JSB EXACT HEAVY 5,5mm?????
Antonio Maia
28/08/2018 - 15:42:37
Bom Dia Amigos do site! Limpando o estoque, 2 caixas contendo 10 cilindros de CO2 12g da GAMO por apenas R$50! Chamar no whats 11 96910-0491
Davi_Ogata
06/08/2018 - 08:58:52
Vendo saldo de 17 cilindros 12g co2 e 1 tubo de óleo Pellgunoil da Crossman sobra de estoque, tudo por 100,00 reais
João Estevam
30/07/2018 - 15:41:16
Não poderia passar aqui e não deixar um abraço a todos!
Alexandre Bastos
25/07/2018 - 09:18:48
Marcelo Santos sumiu...sõ
Rui Saiki
21/07/2018 - 20:18:46
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK estou longe um tempão e quando entro olha só que lance fraco KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
ferreiracampos
20/07/2018 - 13:02:21
o Nogueira é gay
Marcelo Santos
18/07/2018 - 20:06:48
Galera, estou voltando a atirar. Alguem sabe dizer se a mundilar ainda envia chumbos pro brasil, se compensa e se é taxado? E o Daniel Netby que vendia cilindros de portugal também, alguem sabe se ainda vende?
Thiago Cherulli
18/07/2018 - 18:36:05
meu cel: (21)9880-72129
lhauer
09/07/2018 - 21:11:02
ai galera, baixei os preços
elton
07/07/2018 - 11:40:40
se alguem puder ajudar ou tiver interesse
elton
02/07/2018 - 13:18:46
qualquer interesse manda zap 47 988348803
elton
02/07/2018 - 13:18:14
tenho tmbm uma hw 97
elton
02/07/2018 - 13:17:24
Obrigado amigo LuciselFelipe .
mazinhowaldemar
24/06/2018 - 19:20:47
Boa Tarde Amigos do site! MAIS UM MONÓCULO DE PRIMEIRA para os atiradores mais exigentes! Abraços aos amigos pelo apoio e confiança! Segue o Link: viewtopic.php?f=3&t=25772
Davi_Ogata
21/06/2018 - 15:55:13
FX ROYLE
Antonio Celso
17/06/2018 - 18:41:15
Bom dia Caros Amigos do Site! Vejam os novos Flips de Luneta que estou trazendo para aqueles que querem proteger as suas Lunetas e ainda conferir um Visual especial! Veja em: viewtopic.php?f=3&t=25760
Davi_Ogata
13/06/2018 - 09:32:55
j. Anisio. tenho interesse manda a relaçao para o meu email por favor luyzflip@gmail.com
luyz Hunter
07/06/2018 - 10:55:51
vendo luneta Gamo 4x32 WR viewtopic.php?f=49&t=25687
Philippidf
25/05/2018 - 01:25:51
Procuro latão jsb 500 heavy preço melhor q achei 75 reais aqui Brasil.
yvesmarcondes
22/05/2018 - 14:15:16
procuro informacao para compra de aferidor novos alvo wrabf 4,5 e 5,5 obrigado
Jose Augusto
22/05/2018 - 12:32:53
ai galera, fiz uns anuncios de venda de carabinas! o torrando tudo! tudo novinho da uma olhada lá
elton
16/05/2018 - 14:03:07
Bom dia!!!compro cano lw .30 watts (88)996598191
Kleberphshadow
15/05/2018 - 09:20:33
  Online List:


Quem está online

Usuários vendo este fórum:: Google [Bot]