Cilindros e valvulas yoke, DIN 200 DIN 300

Aqui ficam topicos que explicam passo a passo tudo aquilo que os atiradores querem saber

Cilindros e valvulas yoke, DIN 200 DIN 300

Mensagempor Antornogueira » 20/06/2010 - 00:01:19

Praticamente todos os dias tiro duvidas e explico questoes relativas a este assunto : cilindros e suas valvulas. Resolvi fazer este topico para tentar esclarecer o maximo de duvidas possivel ao maximo de pessoas possivel.

Primeiro as valvulas. Existem 3 mais importantes :

Yoke

Imagem

Usada em praticamente todos (se nao todos) os cilindros de mergulho de aluminio (S80 e menores).

DIN 200

ImagemImagem

Mais usada em cilindros de aço, usados em equipamente de combate a incendios para adentrar ambientes com muita fumaça. É comum ver em filmes bombeiros com elas nas costas de cabeça para baixo

DIN 300

Imagem

Esta valvula, externamente, parece igual a DIN 200, mas nao é. A foto acima mostra uma peça macho que é usada em uma valvula DIN 300. Preste somente atencao a peça a esquerda, a da direita é tao somente uma conversao de roscas. Note que ela tem uma parte lisa na sua estremidade. Esta parte nao existe na DIN 200 (que termina no final da rosca e portanto é mais curta) e ela "tampa" o final da valvula, que tem um pequeno orificio que se nao for "tampado", faz vazar o ar quando a valvula é aberta

Somente esta valvula é usada em cilindros de 300 BAR, nenhuma outra pode ser usada


Hibrida (Yoke e DIN 200)

Imagem

Usado nos cilindros mais modernos, facilitando a vida do usuario

Existe pelo menos mais uma valvula que seria uma DIN 200 macho, ou seja, ao inves de uma rosca femea na sua saida, tem uma rosca macho


Agora os Cilindros :

Existem cilindros de varios tamanhos, já vi de 1 a 18 litros, fora os industriais, usados por industrias e um amigo nosso ali de Caxias ...

Os materiais que sao encontrados sao : Aluminio, Aço os compostos (aluminio ou aço com fibra de vidro e/ou Fibra de carbono e/ou kevlar)

Os de aluminio somente sao achados em 150 e 200 e 232 BAR de pressao
Os de aço sao achados em pressoes de 150, 200, 232 e 300 BAR
Os compostos sao achados em pressoes de 200, 232 e 300 e 350 BAR

OBS : Tome cuidado quando for comprar cilindros usados, é comum achar cilindros usados de aço ou aluminio (fabricados na decada de 80 para baixo) de 150 BAR. Para uso nas PCPS estes cilindros sao praticamente inuteis, pois esta é a pressao que a gente praticamente para de usar o cilindro e leva para recarregar


vantagens / desvantagens

Aluminio

Vantagens
Mais leve que o aço
facil de achar
facil de carregar (valvulas yoke)

Desvantagens
mais pesado que os compostos
preço
só tem de até 232 BAR
Dura menos tempo que os de aço (testes hidrostaticos)


Aço

Vantagens
preço, o mais barato de todos (já soube de gente que comprou até em ferro velho)
tem de até 300 BAR
é o que dura mais tempo (testes hidrostaticos)


Desvantagens
peso, é o mais pesado de todos
mais dificil de facil de os de aluminio
mais dificil de carregar (valvula DIN 200 ou 300), nem todos os lugares tem estes adaptadores


Compostos

Vantagens
peso, é o mais leve de todos
tem de 200 até 350 BAR


Desvantagens
preço, é o mais caro de todos
é o que dura menos tempo, apos o terceiro teste hidrostatico, é condenado de qualquer maneira, vida util 15 anos, sem conversa
mais dificil de achar de todos
mais dificil de carregar (valvula DIN 200 ou 300), nem todos os lugares tem estes adaptadores, nunca vi os destes com valvula Yoke


Testes Hidrostaticos

A pressao de trabalho dos cilindros é muito grande e embora nao seja visivel a olho nu, eles "esticam" quando carregados e "encolhem" a medida que vao sendo esvaziados. Este "estica/encolhe" acaba fatigando o material, embora haja relatos de cilindros com mais de 40 anos de serviço, nao há como prever quando que um cilindro vai entrar numa zona perigosa de trabalho por causa de fatiga da sua carcaça. Para prever este problema, os cilindros tem que fazer um teste chamado hidrostatico, que é o seguinte :

Primeiro é feita uma inspeçao visual do cilindro procurando-se por amassados profundos e/ou rachaduras. Caso nao haja, retira-se a valvula deste e o seu interior é tambem visualmente inspecionado. Estando tudo certo, o cilindro é enchido de agua e colocado em uma especie de silo cilindrico, normalmente parcialmente ou completamente "enterrado" no solo para evitar problemas de rompimento de algum cilindro, alem deles terem uma especia de pressostato que rompe em caso de algum problema.

Nao preciso dizer que estes silos sao muito fortes, com paredes de 1/2 polegada para mais.

A tampa do silo tem uma rosca macho aonde o cilindro, já cheio de agua, é rosqueado e esta tampa, do lado de fora tem uma mangueira ligada a um compressor.
O silo tambem é enchido de agua. Com o cilindro preso a tampa, esta é colocada no silo e presa por varias garras aparafusadas. A partir dai o operador que faz o teste liga o compressor e de olho num manometro, coloca 1 vez e meia a capacidade de trabalho do cilindro, para cilindros de 200 BAR, coloca-se 300, para os de 300, 450 e por ai vai.

O cilindro tem que ficar por um tempo, nao sei ao certo quanto, mas é coisa de 1 minuto, com esta pressao sem, é claro explodir e coisa que muita gente nao sabe, ele tambem nao pode se dilatar mais do que 10% das suas dimensoes, o que é verificado por um nivel ligado ao silo aonde se vê o aumento do volume dagua por causa da dilatacao do cilindro.

Caso nao haja nenhum problema, o cilindro é marcado com a data do teste e com uma marca que cada empresa certificada para testar cilindros tem

A primeira coisa que é verificada quando vai se recarregar um cilindro é se o teste dele esta em dia, entao nem tente recarregar um cilindro fora do teste, o que alem de ilegal e perigoso, é quase impossivel de conseguir alguem que se disponha a fazer isto

OBS : o teste hidrostatico em cilindros de aço e aluminio é feito de 5 em 5 anos, os compostos dependendo da sua composição sao feitos de 3 em 3 ou de 5 em 5 anos

Leitura das Marcacoes no cilindro
ImagemImagem

Cilindro que nao passaram no teste

ImagemImagem


adaptadores, valvulas de alivio, manometros e conexoes


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Re: Cilindros e valvulas yoke, DIN 200 DIN 300

Mensagempor Artilheiro » 20/06/2010 - 15:58:13

Complementando as informações, especificamente nos cilindros compostos(fibra de carbono) temos que atentar para:
Este são equipamentos que possuem uma vida útil máxima de 15(quinze) anos contados da sua fabricação. Seu reteste, ou seja, o teste de sua "carcaça" é feito de 3(três) em 3(três) anos. Estes, são cilindros que trabalham com pressões acima de 300BAR. De modo geral, a válvula destes cilindros possui um manômetro integrado, o qual em sua escala, "marca" o tempo de ar respirával em minutos.(30 e poucos minutos no exemplo abaixo)

Imagem

O tipo de conexão da válvula dos cilindros de ar respirável (300Bar), é padrão CGA-347. Neste padrão, a vedação é feita metal com metal. Ao contrário do que se imagina, não existe O'ring na ponta da conexão CGA-347. São metais de duresas diferentes(a vávula do cilindor é de alunínio, antimônio ou material semelhante e a conexão CGA-347 é de material de dureza diferente, no caso abaixo, metal). Por isso, é possível a perfeita vedação.

Imagem
Atenção, em cilindros com pressão de trabalho de 300Bar(4500PSI), a válvula tem conexão padrão CGA-347. Válvulas CGA-346, além de pussuir desenho diferente, são feitas para pressões inferiores à 300BAR. Portanto, CUIDADO ao adquirir sua conexão.

A foto abaixo, monstra uma típica conexão CGA-347.
Imagem

No Rio de janeiro, esta conexão CGA-347 pode ser encontrada na RENOVACOL Ind. de Equipamentos Ltda que fica na rua Figueira de Melo, 246 - São Cristóvão.
tel: 21-3860-6301. O respónsável é o engenheiro Antonio Carlos. E-mail: renovacol@renovacol.com.br



Espero ter ajudado.
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Re: Cilindros e valvulas yoke, DIN 200 DIN 300

Mensagempor janio baiano » 17/07/2010 - 14:29:17

Depois que acaba a vida util desses cilindros, não podem mais ser usados ou um novo teste hidrostático resolve?
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Re: Cilindros e valvulas yoke, DIN 200 DIN 300

Mensagempor Artilheiro » 17/07/2010 - 17:37:25

Janio, infelizmente depois deste tempo, é "fim de linha" para o cilindro de fibra de carbono.
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Re: Cilindros e valvulas yoke, DIN 200 DIN 300

Mensagempor Acacio » 29/07/2010 - 22:26:40

boa nogueira ,,,so de ver akeles 2 cilindro dilatados,,ja me dao medo :shock:
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Re: Cilindros e valvulas yoke, DIN 200 DIN 300

Mensagempor Antornogueira » 29/07/2010 - 22:51:12

Acacio escreveu:boa nogueira ,,,so de ver akeles 2 cilindro dilatados,,ja me dao medo :shock:


Isto é pq vc nunca viu um explodindo no teste hidrostatico como eu vi.
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Re: Cilindros e valvulas yoke, DIN 200 DIN 300

Mensagempor Acacio » 31/07/2010 - 20:28:58

nem quero nogueira, o paulo uma vez presenciou um tb,, e falou q um dos parafusos,, do tank ,, sumiu ,,o cilindro estourou dentro do tank de agua,, e possui varios parafusos grossos,, para veda-lo ,, um deles saiu igual um tiro :shock:
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Re: Cilindros e valvulas yoke, DIN 200 DIN 300

Mensagempor horvath » 23/08/2010 - 15:18:01

Pessoal, dúvida comprei um cilindro que me foi vendido como sendo de 300 bar. Realmente é um desses cilindros industriais usados em equipamento de respiração autonoma muito parecidos com os das primiras fotos. No cilindro está gravado 300 BAR, a válvula aparenta ser padrão din 300.

Mas o corno onde levei recarrgar só carrego a 200 bar alegando que o cilindro é de 200 BAR e que os 300 bar gravado no cilindro é a pressão de teste. Discuti um monte com o cara mas é um daqueles velinhos que acham que sabem tudo (e até devia saber a uns 20 anos atrás) mas desisti e vou procurar outro local.

A pergunta é, é possível que essa pressão estampada nocilindro seja somente uma pressão de teste??? Pelo meu conhecimento sempre é gravada a pressão de trabalho afinal gravar uma pressão acima da pressão de trabalho poderia acarretar em sérios riscos para quem utiliza e recarrega esses cilindros.
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Re: Cilindros e valvulas yoke, DIN 200 DIN 300

Mensagempor netby » 23/08/2010 - 16:27:28

Caro horvath

acho que o velhinho tem razão
( quem enche a minha scuba também é um velhinho com muitaaaaa experiência de enchimento- é um velho mergulhador reformado que abriu uma loja de material de pesca comprou uma estação de enchimento de scubas para atender aos colegas mais novos)eheh

a minha scuba é de 300 BAR ( aço) e tem gravada a pressão de 450 BAR,antecedida das letras PT(pressure test)


Imagem

PS- alguns exemplos de "Air Missiles" :mrgreen:

http://www.youtube.com/watch?v=tyINNUaXa8Q
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Re: Cilindros e valvulas yoke, DIN 200 DIN 300

Mensagempor Acacio » 23/08/2010 - 20:15:54

o meu é de aço,,, de ar respiravel ,,,de 7,4 lts ,,é dakeles de mascara autonoma amarelo q ta na foto nas costa do cara ,,, vem gravado 200 bar WP e 300 bar,PT,,

esse WP é de working pressure,,presao de trabalho ,e o PT é como o netby falou,,pressure test,,pressao de teste,,
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Re: Cilindros e valvulas yoke, DIN 200 DIN 300

Mensagempor netby » 24/08/2010 - 12:04:04

horvath
antes dos 300 BAR tem lá escrito 200 T ou 700 T?
não dá para ver bem

no meu tem :
PS 300 PT 450 BAR
(embora o 3 pareça um 8 mas vendo bem de perto é mesmo um 3)
indicando claramente a pressão de trabalho( pressure service) (300) e a pressão de teste( pressure test) 450

esse realmente se disser só isso ( 300 BAR) deixa a dúvida
só mesmo quem fõr versado na matéria consegue distinguir :)
netby
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Re: Cilindros e valvulas yoke, DIN 200 DIN 300

Mensagempor Antornogueira » 24/08/2010 - 12:39:26

A valvula dos cilindros de 300 BAR é ligeiramente diferente, tire uma foto da valvula de frente e da parte inferior dela e coloque aqui. Isto nao quer dizer que seu cilindro seja ou nao de 300 BAR, mas nunca vi um cilindro de 200 BAR com valvula de 300
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Re: Cilindros e valvulas yoke, DIN 200 DIN 300

Mensagempor horvath » 24/08/2010 - 12:40:07

antes do 300BAR ta escrito 700T
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Re: Cilindros e valvulas yoke, DIN 200 DIN 300

Mensagempor horvath » 24/08/2010 - 12:53:26

Nogueira, não tenho como bater foto agora mas vou faze-lo simm que chegar em casa hj a noite. Mas pesa descrição aparenta ser a din 300. A rosca não vai até o fim, existindo um espaço "liso" entre o fim da rosca e a abertura da válvula... e é um orifício bem pequeno coisa de 6 ou 7 mm
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Re: Cilindros e valvulas yoke, DIN 200 DIN 300

Mensagempor horvath » 24/08/2010 - 20:44:14

segue fotos da valvula

Imagem
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Re: Cilindros e valvulas yoke, DIN 200 DIN 300

Mensagempor Antornogueira » 24/08/2010 - 21:16:04

Preciso saber se na parte de baixo da sua valvula tem um furinho, este furo serve para nao deixar que se use encaixes de 200 em cilindros de 300 bar, mas na sua foto nao dá para ver
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Re: Cilindros e valvulas yoke, DIN 200 DIN 300

Mensagempor horvath » 25/08/2010 - 17:34:47

Nada de furinho nogueira, procurei em todo o corpo da válvula... acho que é 200 bar mesmo =/

Ao menos dá umas 10 cargas na hatsan, e é prático pra transportar =D
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Re: Cilindros e valvulas yoke, DIN 200 DIN 300

Mensagempor heberkenup » 30/08/2010 - 08:34:13

Cilindros de extintor de encendio pode ser usado para armazenar ar comprimido? estou achando q até o final do ano pegarei uma hatsan at44-10, e queria saber quanto irei gastar com cilindro, adaptador e engate rapido, se purem me ajudar eu agradeço...

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Re: Cilindros e valvulas yoke, DIN 200 DIN 300

Mensagempor horvath » 30/08/2010 - 08:50:44

De jeito nenhum, a pressão do extintor de incêndio é MUITO menor do que o necessário para encher uma pcp. Só cilindros com pelo menos 200 bar de pressão de trabalho para encher as pcp´s.
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Re: Cilindros e valvulas yoke, DIN 200 DIN 300

Mensagempor heberkenup » 30/08/2010 - 09:35:40

Amigo horvath, quanto eu irei gastar em média pra comprar um cilindro de ferro (pode ser usado) um adaptador e um engate rapido? desde já agradeço abraço.....

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Re: Cilindros e valvulas yoke, DIN 200 DIN 300

Mensagempor EDUMMELLO » 30/08/2010 - 16:41:57

Quando comprei minha PCP tb fiquei perdido, sem saber do q precisaria, para conectá-la a um cilindro de ar comprimido, então vou tentar ajudar aos que tb estão iniciando com PCPs, informando onde encontrei as peças, que possibilitaram a conexão.
Não vou repetir aqui quais cilindros podem ser usados, isto está no início do tópico, assim como suas válvulas. Antes gostaria de agradecer aos amigos Nogueira e Artilheiro, que me ajudaram muito para que eu conseguisse montar minha estação de recarga.



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Lojas:

HOELI
Rua Figueira de Melo, 327
São Cristóvão, Rio de Janeiro. RJ.
tel.: 2580-5874


BRAGAL
Rua Figueira Melo, 279 A
São Cristóvão - Rio de Janeiro. RJ
Tel.: 2580-9161 / 2589-4835


RENOVACOL
R. Figueira de Melo, 246
São Cristóvão, Rio de Janeiro. RJ
Tel.: 3860-6301

CONECRIO
Rua Figueira de Melo, 388
São Cristovão, Rio de Janeiro. RJ
Tel.: 2580-5515

HIDRO-POWER
Rua Cari Levi, 324
Jardim América, Rio de Janeiro. RJ
Telefax.: 3346-1237 / 3346-1426
Imagem
Clube de Caça e Tiro Nacional
http://cctn.com.br/
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Re: Cilindros e valvulas yoke, DIN 200 DIN 300

Mensagempor Antornogueira » 30/08/2010 - 17:02:23

Acrescentando :

http://tubocon.sites.uol.com.br/ = bom preço nas conexoes

Das citadas, alguns comentarios :

HIDRO-POWER = Melhor preco que conheco para mangueiras capilares e valvulas
HOELI = faz mangueiras sob encomenda, tem outra que nao lembro o nome, bem proximo, na rua Sao Cristovao que tambem faz

CONECRIO = melhor preco para manometros , eles mandam fazer com o nome deles
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Re: Cilindros e valvulas yoke, DIN 200 DIN 300

Mensagempor horvath » 31/08/2010 - 16:26:10

Preço de cilindros é complicado, depende do tamanho, do material... mas vai ser algo entre R$ 500,00 (s80 de alumínio usado) e 1.100,00 ( 300 br 6L de fibra de carbono).
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Re: Cilindros e valvulas yoke, DIN 200 DIN 300

Mensagempor neguinho frança » 31/08/2010 - 19:17:51

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Re: Cilindros e valvulas yoke, DIN 200 DIN 300

Mensagempor Acacio » 01/09/2010 - 12:52:26

a souza cruz comprava muito da tubocon
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Alguém teria o conjunto de gatilho da b19 para vender?
Thiago 5,5
13/11/2019 - 08:57:18
Vendo revólver GAMO PR 725 4,5mm co2 pellets novíssimo somente utilizou 3 cilindros LINK COMPRA E VENDAS
João Estevam
11/11/2019 - 11:15:32
Bem vindo ao canal hunter-RN Novo video no canal https://youtu.be/YCJLdgT3xx8
fiim
29/10/2019 - 17:49:44
gay é quem anda de caiaque, marcelo santos
Antornogueira
29/10/2019 - 09:34:31
Eu tenho, mandei MP
Antornogueira
29/10/2019 - 09:32:30
Boa noite, onde consigo silenciador da s200? Grato
thiagonunes88
10/05/2019 - 19:56:11
cilindro e regulador da s200, onde consigo? boa tarde
thiagonunes88
10/05/2019 - 16:37:23
Daisy
hidden
18/04/2019 - 00:29:03
me manda mensagem no pv
maskote
13/09/2018 - 15:04:04
eu tenho fabiano pires
maskote
13/09/2018 - 15:03:52
Alguem vendendo luneta de visão noturna?
fabiano pires
11/09/2018 - 08:03:56
Cricket a venda ainda amigo
LucasCJ
08/09/2018 - 09:59:34
Crickey a venda ainda amigo
LucasCJ
08/09/2018 - 09:58:51
Boa noite Já vendeu a cricket amigo ?
clayrton
07/09/2018 - 20:33:31
Já vendeu a cricket amigo ?
clayrton
07/09/2018 - 10:23:24
CBC comando
Igor Velame
02/09/2018 - 18:02:41
Bom dia pessoal, vendo Artemis Cp2 viewtopic.php?f=3&t=25865
giovannilemes
30/08/2018 - 09:39:31
Alguém vendendo latão JSB EXACT HEAVY 5,5mm?????
Antonio Maia
28/08/2018 - 15:42:37
Bom Dia Amigos do site! Limpando o estoque, 2 caixas contendo 10 cilindros de CO2 12g da GAMO por apenas R$50! Chamar no whats 11 96910-0491
Davi_Ogata
06/08/2018 - 08:58:52
Vendo saldo de 17 cilindros 12g co2 e 1 tubo de óleo Pellgunoil da Crossman sobra de estoque, tudo por 100,00 reais
João Estevam
30/07/2018 - 15:41:16
Não poderia passar aqui e não deixar um abraço a todos!
Alexandre Bastos
25/07/2018 - 09:18:48
Marcelo Santos sumiu...sõ
Rui Saiki
21/07/2018 - 20:18:46
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK estou longe um tempão e quando entro olha só que lance fraco KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
ferreiracampos
20/07/2018 - 13:02:21
o Nogueira é gay
Marcelo Santos
18/07/2018 - 20:06:48
Galera, estou voltando a atirar. Alguem sabe dizer se a mundilar ainda envia chumbos pro brasil, se compensa e se é taxado? E o Daniel Netby que vendia cilindros de portugal também, alguem sabe se ainda vende?
Thiago Cherulli
18/07/2018 - 18:36:05
meu cel: (21)9880-72129
lhauer
09/07/2018 - 21:11:02
ai galera, baixei os preços
elton
07/07/2018 - 11:40:40
se alguem puder ajudar ou tiver interesse
elton
02/07/2018 - 13:18:46
qualquer interesse manda zap 47 988348803
elton
02/07/2018 - 13:18:14
tenho tmbm uma hw 97
elton
02/07/2018 - 13:17:24
Obrigado amigo LuciselFelipe .
mazinhowaldemar
24/06/2018 - 19:20:47
Boa Tarde Amigos do site! MAIS UM MONÓCULO DE PRIMEIRA para os atiradores mais exigentes! Abraços aos amigos pelo apoio e confiança! Segue o Link: viewtopic.php?f=3&t=25772
Davi_Ogata
21/06/2018 - 15:55:13
FX ROYLE
Antonio Celso
17/06/2018 - 18:41:15
Bom dia Caros Amigos do Site! Vejam os novos Flips de Luneta que estou trazendo para aqueles que querem proteger as suas Lunetas e ainda conferir um Visual especial! Veja em: viewtopic.php?f=3&t=25760
Davi_Ogata
13/06/2018 - 09:32:55
j. Anisio. tenho interesse manda a relaçao para o meu email por favor luyzflip@gmail.com
luyz Hunter
07/06/2018 - 10:55:51
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